Por que é que a segunda-feira é a vilã dos dias da semana?

segunda-feira trânsito lisboa trabalho

Os calendários dizem que a semana começa ao domingo mas, para boa parte de nós, a semana começa a sério na segunda-feira. Como hoje. Ontem foi dia de descanso, hoje temos labuta a valer. Escola, quiçá, para quem tem filhos. Logísticas. Correrias. Trânsito? Se isto vos soa tão familiar como é para mim, acreditem: a nossa vida é um luxo. Eu acho!

Há dias que custam mais que os outros a passar. Nunca entendi muito bem, contudo, o motivo para demonizarmos as segundas-feiras. Em primeiro lugar, se partimos deste pressuposto, é porque (creio eu!) temos o luxo de usufruir de uma semana de trabalho convencional, que nos deixa o fim-de-semana para fazermos o que bem entendermos com o nosso tempo. Vão por mim, que sei bem o que é viver por turnos. Depois… A sério que querem viver até à reforma nesta angústia?

Se a segunda-feira é um martírio, se vos custa assim tanto iniciar a semana de trabalho, se a rotina semanal vos cai tão mal, as lamúrias trazem algum benefício? O desabafo é terapêutico ou já estão a pôr em prática algum plano para mudar de vida? É que deve ser péssimo viver a contar os minutos até ao derradeiro começo da jornada das 40h (ou o que quer que seja que vos ocupa os dias e que cai tão mal).

Entendo perfeitamente se me disserem que estão neste barco dos infelizes e lamento por vós. O que posso fazer para vos ajudar?

segunda-feita produtiva motivação estacionário bonito caderno inteligente

Bom, a minha segunda-feira já foi toda uma fase. Conheço o desespero de querer mudar sem saber bem como. Sei o que é sofrer por antecipação pelo dia seguinte e por ter de ir fazer algo de que não se gosta. Se estão a passar por uma má segunda-feira, metafórica ou literal, posso deixar-vos estas minhas linhas para refletirem e algumas sugestões para enxotarem essa blue monday das vossas vidas:

    • O descanso é ouro. Ponham o sono em dia e procurem começar os dias com a cabeça fresca e repousada.
    • Mantenham a cabeça ocupada com coisas felizes. Façam coisas de que gostem nos tempos livres. Passeiem, leiam, vejam filmes/séries, desenvolvam novos hobbies, pratiquem exercício físico. Falem com amigos. Parem quando for preciso. Só não fiquem a ruminar nos temas que vos atormentam, que essas auras negras de azedume fazem mal à saúde e não vos levam a lado nenhum.
    • Planeiem a semana. Priorizem tarefas e tentem adiantar o que for possível – preparação de refeições, limpezas, organização das agendas. Deleguem o que for possível. Chamem ajuda, nem que seja a do Óscar (por aqui, já tivemos de usar e gostámos, se usarem o código SBJT7Y5CH até levam 20% de desconto adicional nos serviços). Vão ver que a vida fica mais fácil quando não temos de andar a correr e a lembrar-nos de coisas básicas e essenciais em cima do acontecimento.
    • Não tenham medo de dizer que não às demandas opcionais. Sejam elas laborais ou no vosso período de descanso.

Sinto que quando tenho este tipo de ordem nos meus dias, tudo corre melhor e a sensação de missão cumprida é atingida de forma muito mais fácil e descontraída.

Bem sei que as minhas sugestões não resolvem tudo, mas podem ser um começo. Se precisarem de mudanças mais drásticas, por favor, tentem, façam tudo para que elas aconteçam. Eu diria que são poucos os casos em que as mudanças não são possíveis nas nossas vidas, só temos de lutar por elas. Por vezes, pode demorar mais do que gostaríamos. Pode custar. Podemos ficar com a sensação de que estamos a andar para trás em vez de progredir. Mas há que começar por algum lado! Como se diz: quem não arrisca, não petisca.

Reflitam sobre o que fazem actualmente e sobre o que gostariam de fazer, numa realidade ideal e exequível. Pensem nos vossos valores, nas coisas de que gostam, naquilo que vos motiva. Se o vosso emprego não vos satisfaz, procurem alternativas. Por vezes, começa num part-time ou por serviços pontuais – hoje em dia até online conseguem encontrar o que fazer, em plataformas como o Fiverr (uso há anos e tenho boas experiências para partilhar!). Expandam horizontes. Estudem, aprendam coisas novas. Falem com pessoas, façam networking. Arrisquem.

Não tenham medo. Não desistam. As segundas-feiras podem (e devem) ser dias bons.

Espero que a vossa semana seja maravilhosa 🌞



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *