Alguns de vós já devem saber que por esta altura ando a estagiar num lar de idosos. Pormenores à parte, tenho adorado a experiência e conhecer os nossos idosos é algo que me agrada imenso. Conseguimos ter outras perspectivas da vida, aprender coisas novas e de vez em quando ainda há espaço para brincar.
Tenho ao meu encargo uma senhora de quase 90 anos, chamemos-lhe dona Maria. Está boa das ideias e nem sequer precisa de grandes ajudas nas tarefas do dia-a-dia. A D. Maria tem um amigo (que hipoteticamente passa a chamar-se Manel) lá no lar de quem gosta muito, até lhe descasca frutinha e corta às fatias. Coisa romântica!
Hoje, na sala de estar, a conversa comigo era esta:
Ai, menina, tenho muitas dores, muitas dores… São tantas dores que às vezes bem vou lá acima ao quarto descansar um bocadinho. Volta e meia até aparece lá o senhor Manel para me dar um beijinho. As outras velhas de cá ficam invejosas, pensam que vai lá fazer mais qualquer coisa. Mas eu não deixo, é só beijinhos. Não há mais nada aqui do pescoço para baixo. Ainda temos muito tempo! Ele bem que quer mais, e até já me disse “qualquer dia ainda hei-de entrar nessa pachachinha!”, mas eu não deixo.
Ah, gente gaiteira! Mas a conversa não ficou por aqui. Mais tarde, à hora de almoço, cá vai o que a D. Maria disse a uma das funcionárias que serve as refeições:
Veja só! Sabe que hoje esta menina esteve a pesar-me e passei dos 64kg para os 56kg! Sabe do que é isto? É da pinocada toda com o Sr. Manel. É só festa! Não, estou a brincar. Mas bem que não me importava…
Quanto mais velhos, mais sacaninhas. É o que concluo com isto, é para onde caminhamos. Estou sempre a ser surpreendida neste estágio, que vem a seguir?
Ahh ok..é um contexto completamente diferente então 🙂 *
Podes, sim! Enfermagem 🙂
Beijinho
Ola 🙂
gostei muito do post, estou a tirar educação social e este ano tenho estágio de intervenção e ainda não sei muito bem o que escolher… ano passado estive em observação no ex centro de atendimento ao toxicodependente actual CRI, tou a ponderar escolher um estágio com idosos este ano 🙂
Posso saber qual o curso que estás a tirar?
Bjo*
É uma das áreas na qual também posso trabalhar, mas não me sinto à vontade! Na defesa de uma colega ela contou que durante o seu estágio faleceu uma das senhoras, e eu nao me consigo a imaginar nessa situação, sinto um aperto só de olhar para os idosos e tenho receio de não saber lidar com eles!
Durante todo o curso virei-me mais para o desporto e infância, apesar de nos trabalhos de campo bem que andava sempre nas festas com os idosos bailaricos e jogos tradicionais lá estava eu a levar uma abada!
Eles têm imensas histórias de vida para contar e tanta mas tanta coisa para ensinar que eu fico fascinada, mas sinto uma vazio por nao saber muitas vezes como lidar!
Mas bom vais ter umas belas tardes com a Dona Maria 😉
Olá Guida,
A minha mulher trabalha com idosos e historias dessas e parecidas são o prato do dia. Eles são manhosos e sabem na toda, podera já viveram muito para aprender…
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! =,D
Quem é que usa a palavra 'pachachinha' hoje em dia, meu deus?!?! é de ir às lágrimas!!
Olá Guida!
Deixei um selinho para ti no mue blog.
Beijinhos
tudo o que consigo dizer é LOOOOOOOOOOOL 😀
loooool ai que comédia, são piores que a malta nova lolol
Tens um selinho no meu blog =)
Eles são tramados!
Eles são tramados!
Ainda dizem que a chama apaga-se com a idade 😀
Espero ser uma velha assim, com muito amor para dar ao meu homem!
beijinhos*
Ahahah! Adorei.
E ainda se fala da juventude.
Haja alegria que eles cá vão ficando por mais tempo.
Beijinho.
Ai o que eu já me ri! Os velhotes são o máximo! A minha avó e a da Barbie também é assim gaiteira, só não lhe dá é para o romance, que o meu avô pelos vistos foi o único e grande amor da vida dela. Ainda que tenha ficado viuva cedo, não quis saber de mais nenhum homem e acredito que não lhe tenham faltado pretendentes!E volta e meia lá nos surpreende com um comentário picante do altos dos seus 90 anos!
xoxo
cindy
Olá Guida!!!
Espera que ainda há mais para vir…. Há histórias engraçadíssimas com idosos, trabalhar com eles não é deprimente ao contrário do que muitas pessoas possam pensar. Digo isto porque também estagiei na área da terceira idade e hoje em dia estou afecta a duas respostas sociais destinadas a idosos.
Gostei mesmo muito do post:)
Beijinhos