É verdade que ainda não somos enfermeiros, mas se tudo correr bem havemos de o ser um dia. Por isso, dadas as circunstâncias precárias em que se encontra a profissão, não podíamos deixar de marcar presença na manifestação dos enfermeiros que aconteceu ontem.
Enquanto futura enfermeira, preocupa-me ver que em vez de caminhar para o progresso se está a desvalorizar a Enfermagem: é a tal história da progressão das carreiras, eventualmente as condições de emprego e também o salário. O que o Ministério da Saúde faz é puro e simples desrespeito pela classe e para grandes males, grandes remédios: lá foram os enfermeiros e os estudantes de enfermagem de todo o país. Até do Minho!
Consta que foi a maior manifestação de enfermeiros em Portugal, e a verdade é que foi mesmo muita gente: nós somos de Lisboa mas não íamos na frente da manifestação e, aliás, não consegui ver em momento algum onde começava o mar de gente. E quando olhava para trás? Pior um pouco. Dizem que éramos cerca de 15000 pessoas, mas a mim pareceu-me que havia mais gente. De qualquer forma, havia mais quem quisesse ir mas teve que ficar a assegurar os serviços mínimos ou a apresentar trabalhos.
Do Ministério da Saúde ao Ministério das Finanças, gritámos bem alto para que todos ouvissem. Algo tem de mudar. Vamos ver o que sai das negociações.
Não me alongo mais, porque creio já estar tudo bem explicado no blogue do Doutor Enfermeiro.
Muito bem…já a lutar pelos futuros direitos!!!
***
Boa, Guidinha. Fizeste bem, temos de lutar pelos nossos (mesmo que futuros) direitos. Espero que consigam algum resultado positivo 🙂
Beijo
Joana: Não vejo mal algum em escrever "a gente", nunca quis que o blogue fosse um espaço formal, pelo contrário. Obrigada pela sugestão, mas eu cá me encarrego com o português do meu sítio 😉
Beijinho
Sigo este blog há um tempo, gosto muito, é um cantinho bem simpático…mas a menina Guida agora até anda na universidade tem de deixar de escrever: A gente isto..a gente aquilo", que tal nós fomos? A não ser que fosse por brincadeira e eu não tenha alcançado…Não me leve a mal é só uma observação.
Estou solidária convosco. O governo anda a atacar todas as classes, vai devagarinho a atacar uns, depois ataca outros… E se ninguém fizer nada isto nunca vai melhorar!
Marisa: Está tudo mal! Eu creio que esta manif ainda vai dar frutos. Cabe a quem está descontente lutar em vez de se ficar pelas queixas 🙂
Raquel: Bolas, essa é outra, recibos verdes 🙁 Anda uma pessoa a estudar para isso. Vamos lá ver o que resulta daqui, ainda sou estudante de enfermagem mas estou bastante preocupada com o meu futuro e com os meus colegas. Boa sorte!
Beijinho
não sabia que és estudante de enfermagem! como enfermeira recem-licenciada gostaria imenso de ter ido (tal como fui no ano passado) mas infelizmente estava a trabalhar (a recibos verdes por isso não posso nem tem lógica fazer greve) mas acho que foi um sucesso e espero sinceramente que ajude em algo nas negociações! ainda bem que foste!!
***
Não entendo porque é que as pessoas desvalorizam os enfermeiros… Eles são tão importantes!
Foi realmente uma manifestação em grande! Espero que dê frutos 😉
Beijinhos!*
Fizeste tu muito bem, quando foi a dos professores também lá estive. Não só como apoio mas também porque é muito provável que venha a ser a minha profissão.
É uma pena que as exigências de cada classe profissional sejam distorcidas pela comunicação social de forma a parecerem caprichos. Ainda assim, lutar por um direito é das coisas mais bonitas de se viver em democracia.
Não é que acredite que manifestações como estas (ou greves) possa mudar alguma coisa, mas boa sorte 🙂
Ao menos alguém que fique a saber o vosso ponto de vista.
Isto tá mau tá, ora são professores, ora enfermeiros, ora os proprietários dos equipamentos de diversão..
Beijinhos