Quando as coisas são feitas por nós, o gostinho delas é muito melhor.
Assumi o compromisso de ser eu fazer os bolos de aniversário cá de casa quando vim morar com o Luís.
Não sou grande cozinheira nem tenho pretensões disso, mas acho que até me safo bem. Para além disso, gosto muito de cozinhar e o tempo que dedico a preparar refeições e petiscos é bastante terapêutico para mim.
No passado dia 16, foi o meu 28º aniversário.
Há umas semanas, babei-me com as fotografias do bolo que a Raquel fez para o aniversário do filhote. Ela publicou a receita no blog e eu estava mortinha para experimentar.
Então, não foi muito difícil decidir que era mesmo este o bolo que queria. E saiu perfeito! É um bolo de chocolate super fofo e húmido, com um recheio fantástico e uma cobertura divina. É tão delicioso que quando for o aniversário do Luís, em Março, repetirei a receita.
Devo dizer que é muito simples de concretizar, à prova de aselhas e de fornos matreiros (o caso do meu, que tem décadas, e que não aquece uniformemente nem tem uma escala de temperatura exacta). Como sou preguiçosa, atalhei nalgumas partes e está tudo descrito já a seguir.
Ingredientes
Para a massa do bolo
- 250g de Farinha
- 2 Colheres de sobremesa de fermento em pó
- 3 Colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 350g de Iogurte grego natural
- 300g de Açúcar
- 6 Ovos
- 200g de Margarina
- 340g de Chocolate de culinária
- 25g de Chocolate em pó
Para a cobertura
- 250g de Queijo mascarpone
- 3 Colheres de sopa de açúcar em pó
- 200ml de Natas
Para o recheio
- 200g de Chocolate de culinária
- 200ml de Natas
Como Fazer
- Num recipiente, coloquem a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio.
- Noutro recipiente, batam os ovos com o açúcar até ficar com aquele aspecto clarinho e cremoso, onde já não se distinguem as partículas do açúcar.
- Derretam (em banho maria ou no microondas) o chocolate, a margarina e o iogurte grego. Quando a mistura estiver homogénea, acrescentem o chocolate em pó.
- Juntem a mistura de ovos e açúcar aos ingredientes secos e misturem tudo muito bem. Depois, acrescentem o preparado de chocolate.
- Preparem a forma (ou formas), untando com manteiga, polvilhando com farinha e forrando o fundo com papel vegetal. No meu caso, utilizei apenas uma forma redonda de 26cm. A Raquel havia utilizado duas formas de 21cm.
- Levem ao forno pré-aquecido a 180ºC. Segui as indicações da Raquel, e após os 10 minutos iniciais cobri a forma com papel de alumínio. Meia hora depois retirei a cobertura e deixei terminar de cozer. Levou sensivelmente 45 minutos.
- Reservem o bolo, deixem arrefecer.
- A parte da cobertura é muito simples: batam as natas, envolvam com o açúcar em pó e adicionem o queijo mascarpone.
- O recheio também não tem nada que saber: é uma ganache simples. É só aquecer e mexer bem o chocolate e as natas.
- Depois de ter tudo fresquinho, é só montar o bolo e… Finito! Quem bate o record do tempo até ao sumiço total do bolo?
Se experimentarem a receita (prometam-me que o vão fazer!), depois partilhem os resultados. Juro que é de comer e chorar por mais!