Comer pode, por vezes, ser difícil.
Se pensarmos na variedade dos alimentos que ingerimos chegamos à conclusão que no meio de milhares ou milhões de espécies, acabamos sempre por comer os mesmos cinco ou seis bichos e outra dúzia de vegetais. O truque está em combinar todos os ingredientes de diferentes formas.
No entanto, porque a vida está difícil ou porque há gente esquisita (como eu, mas reconheço que agora ando menos niquenta) que não gosta de uma série de coisas, parece que temos sempre as mesmas coisas no prato. Assim, torna-se importante a procura de novos sabores. Sem preconceito! Ou pelo menos fingimos que sim.
Costumo navegar em diversos blogues e sites de Culinária, cheios de pratos apetitosos, uns mais do que outros, e com montanhas de coisas novas lá pelo meio.
Eu, fã assumida de tudo o que é bife, consegui engraçar com uma série de pratos vegetarianos, a maior parte dos quais com soja lá pelo meio.
No entanto, só no sábado é que me lembrei de passar na secção dos produtos especiais tipo Celeiro e ganhei coragem para trazer soja em nacos. Por 300g paguei cerca de 1,70€. É justo, 300g dá para imensa coisa e sendo assim é mesmo muito económico, principalmente tendo em conta que tem um prazo de validade bastante alargado: a soja em nacos vem seca em embalagens de plástico, como se fosse massa.
Faltava saber se realmente a soja era boa. Dizem as más línguas que não! Eu não quis acreditar.
E foi hoje que experimentei. Podia ter feito milhentas coisas, mas decidi começar pelo meu prato preferido, decidi ver como ficava a soja com molho de strogonoff.
Segui as instruções da embalagem e deixei a soja de molho em água a ferver por meia hora. Como tive algum medo de não gostar do sabor da soja, preferi juntar logo um caldo Knorr. Diz-se que os temperos e molhos devem até ser adicionados à soja nesta fase em muitos casos, pois são absorvidos de uma forma mais eficaz.
Depois, fiz o strogonoff como de costume. E ficou como podem ver na foto!
Quanto ao sabor… Bem, não sabe a carne. Mas também não sabe mal! Nem sei dizer bem a que sabe, nem sei se sabe a soja. Ficou muito bom. A soja tem uma textura esponjosa, creio que o mais semelhante que consigo encontrar a isto são as moelas, que ainda assim não são tão esponjosas.
Graças a esta mesma textura, tanto o tempero como o molho foram bastante mais absorvidos e foi mais rápido cozinhar desta forma do que com carne.
Fiquei fã! Da próxima, experimento sem o caldo. Ah, e hei-de fazer outros pratos, cozinhando tal e qual como se fosse carne! Para além do frango, do peru, do porco, da vaca, do salmão, do atum e pouco mais do que isto, agora há a soja. É um sabor novo!
Acompanhei com polpa de goiaba, mas esta é assunto para outro post.
Agora, deitem fora os preconceitos e toca a experimentar!
A soja, nesse formato de Nacos Grossos (existe no tipo grosso e pequeno, esta última é muito bem indicada para fazer hambúrgueres, omeletes, croquetes, etc.), é um completo substituo da carne vermelha dado que é uma proteína vegetal, sem toxinas e que é muito utilizada na alimentação macrobiótica, logo, bastante saudável para o organismo. Utilizo bastante a soja neste formato, quer grossa, quer pequena há anos e não dispenso uma refeição de soja guisada, soja com feijão, estufado de soja, cozinhando tal como se a soja fosse carne. A sua receita está estupenda e ainda bem que uma vez por outra, dispensa a carne vermelha por opção pelos Nacos de Soja. Tempere os Nacos de Soja ou a soja fina sempre com Tamari ou Shoyu (molho de soja), dispensando o sal de cozinha (ficando ainda mais saudável).
Cat: Sim, essa moída há-de vir cá parar ou então trituro mesmo os nacos. Aliás, o que me despertou a curiosidade foi uma lasanha de soja do Elvira's Bistrot: elvirabistrot.blogspot.com/2006/09/lasan ha-de-soja-bolonhesa.html
Estava a pensar em fazer almôndegas, e hambúrgueres misturados com grão ou feijão, tenho muita coisa para experimentar!
Beijinho
Olá Guida
De facto é muito boa essa receita já há muito que uso soja em nacos e também moída com a qual podes fazer esparguete à bolonhesa por exemplo, canelonnes etc. vais ver que vais gostar!
Mylanqolia: It actually is yummy ;D So, I'm waiting for a hugeeeee email and I loved the new layout. By the way, I only noticed you have a profile on WordPress yesterday, with some drawings, they really rock!
Patrícia: Eu comi seitan uma vez, mas ainda não experimentei cozinhar cá em casa. E acho que isso só vai acontecer quando eu decidir fazer seitan, acho-o um bocado caro. Eu com a soja já tinha lido algumas coisinhas, pelo que percebi era só deixar de molho em água quente por cerca de meia hora, eventualmente juntar temperos e cozinhar normalmente como se fosse outra carne qualquer. Gostei muito desta maneira! Experimenta, não tem muito por onde falhar 🙂
Beijinho
Uma vez trouxe seitan cá 'pra casa… Olha, jurei para nunca mais tentar cozinhar algo que desconheço. Ficou tão mal, tão mal que foi tudo deitado ao lixo e acabei por ir buscar uma baguete ao Akidoce =P
Os teus nacos de soja parecem-me muito bons, mas não sei se tão cedo me volto a aventurar.
De qualquer forma, adoro comida vegetariana, em restaurantes ou pessoas que as saibam fazer. Aqui em Sines há uma rapariga que faz coisas divinais, mas o raio da moça não abre um restaurante nem por nada. =|
This looks very yummy! Damn, I'm hungry now. 😉 Honestly, I just need another cup of coffee. Btw, thnaks for your comment. No, I won't translate it because it's dedicated to my German visitors, especially the not so nice ones. Long story that needs to be told in an e-mail. Anyways, I changed my layout to do a header customized to my personality. I used for the header some drawings made in my lab aka bed. Believe me, I felt the Frida Khalo spirit. Btw, Frida Kahlo rules! Is the header good or bad? Be honest.
Have an amazing day! XOX
Ah lentilhas são boas. Eu como das de lata, basta aquecer.
Não é bem jardineira, pode não levar ervilhas,mas é importante que o molho leve tomate e a cenoura também. Adoro esponjinhas (sim, essa soja para mim é uma esponjinha, adoro adoro adoro mesmo).
Babs: Ervilhas são quase essenciais para mim nos pratos com legumes 😛 Até porque anulam um bocado o molho de tomate, do qual não gosto muito.
Já esperava que a soja fosse esponjosa, mas não a imaginava assim! Realmente, é boa.
Beijinho
Libelinha: Adoro empadão! Não gosto é de alho no puré 😛 Nem gosto de puré de pacote, ou é puré a sério ou é congelado! A pimenta e a noz moscada são essenciais 😉
Raquel: Agradeço que vás partilhando receitas! ;D Tenho algumas, e sempre dá para cozinhar como se cozinha carne ou peixe sem grandes diferenças. Nunca experimentei lentilhas! Vou aproveitar a sugestão 🙂
Beijinho
Eu fui vegetariana durante alguns anos, mas agora preciso de comer por vezes carne por causa de motivos de saude, e sei imensas receitas com soja, se quiseres que te vá dizendo algumas é só pedir 🙂
Não sei se gostas de lentilhas, mas um prato que adoro fazer é Lentilhas com Soja em Molho de Tomate:
-Cozes as Lentilhas cerca de meia hora, assim como os grãos de soja, em panelas separadas, com azeite e sal
-Á parte fazes um refogado com cebola e alho, adicionas cogumelos ao refogado e polpa de tomate q.b, mexes bem até estar tudo bem misturado e cozinhado
-Juntas esse refugado dos cogumelos com tomate ás lentilhas e mexes, juntando mais um pouco de polpa de tomate e alho em pó para dar sabor
-Por fim juntas a soja ás lentilhas, mexes bem, deixas aquecer tudo cerca de 5 minutos e está pronto 😉
Depois se experimentares diz-me se gostaste*
Não sei se gostas de empadão (eu só gosto com soja… Não sou muito fã da carne picada!…)… Mas é uma boa receita para experimentar essa soja e… Se fizeres o puré de batata com alho (passas na varinha mágica com o leite – seja puré de pacote ou não) e fica divinal!… Já agora, o puré com uma pitada de pimenta e noz moscada!… lol
Beijinhos ;P
Libelinha: Agradeço as receitas 😀 Pois, em guisados e coisas tipo a feijoada não deve ser preciso, né? Visto que água é mesmo o que não falta e são coisas que demoram um pouco a fazer.
Estou a pensar em trazer picada da próxima vez, para umas almôndegas ou para uns hambúrgueres, misturando com grão devem ficar óptimos 🙂
Beijinho
Gosto muito de soja com batatas cozidas yummy. Assim com um molho…com cenoura e ervilhas. E rebentos de soja também são muito bons.
olha, olha… A Guida experimentou soja, lol!… Adoro!… Faço uma feijoada de soja que é um mimo e… Não ponho a soja de molho!…
Depois se quiseres algumas recitazinhas (também não são muitas… Algumas são com "soja picada" – esta é que não ponho mesmo de molho) é só apitar que eu envio mail, hehehe!…
Beijinhos ;p
Geisa: Eh, lá porque tem soja não quer dizer que seja saudável 😛 Com natas e tal…
Babs: Tipo jardineira? Estou a pensar experimentar 🙂 Rebentos de soja já fazem parte dos pratos cá de casa há algum tempo ;D
Beijinho
Confesso q deveria comer + coisinhas saudaveis…logo tenho q ler mlhr este post…
***
Pelo menos tem bom aspecto!
Anónimo: Pois é, a Guida é que sabe e o blogue é da Guida. Ditadura? Pois sim. Pelos vistos não é a Guida que não sabe ter razão, porque a Guida sabe ler.
Olhos Dourados: Sabe melhor ainda ;D
Cat: Neste caso até as natas absorveu :S Ficou muito bom! Quanto aos anónimos, tenho bom remédio…
Beijinho
Xee Guidinha, também já tens anónimos! 😀 Calha a todos! 😛
Eu sou suspeita porque gosto dessas coisinhas todas, soja, tofu, seitan e etc 😛 Foi boa ideia fazeres isso à soja enquanto a hidratavas. Na maioria das vezes, se não fizeres nessa fase, absorve muito pouco o sabor daquilo com que a cozinhas.. Tem mesmo bom aspecto 🙂