Aquelas coisas incógnitas que só percebemos quando as vivenciamos.
Estando eu a meio do sexto mês de gestação, já passei por alguns altos e baixos neste grande mistério da concepção.
Entre as vivências próprias, as leituras e o que se ouve dizer, há aquelas verdades e mentiras que pairam no ar. Como devem calcular (tendo em conta a minha área de formação académica), já sabia muitas informações sobre o fenómeno da gravidez.
Sabem que mais? Afinal, não sabia nada.
É mesmo tudo novo. Na minha perspectiva, há 10 factos (alguns podem ser bizarros!) que têm de conhecer sobre a Gravidez:
-
- Não há duas gestações iguais, é a verdade mais verdadinha que podem descobrir. Podem ler o que quiserem, ouvir quem quiserem, que mesmo assim vão existir experiências únicas relatadas por todas as grávidas.
-
- Assim sendo, nem todas as grávidas têm enjoos. Eu não tive, nem tenho. Pelo contrário, tive sempre imensa fome. Só não consigo comer tanto de cada vez.
-
- Os apetites estranhos acontecem mesmo. Esqueçam aqueles cravings da treta que conheciam, possivelmente associados à TPM. Vão mesmo ter apetites surreais, a horas estranhas, por coisas (coisas, não necessariamente alimentos) ainda mais bizarras.
-
- Por falar em apetites, a libido aumenta. As grávidas podem sentir-se cansadas e algo desgastadas, podem haver oscilações de desejo, mas… Quando a chama acende, acende. Não tem mal (a menos que haja alguma condição clínica que o contradiga). Há hormonas aos saltos, estamos mais atraentes (a pele está linda e maravilhosa e ainda por cima estamos mais curvy and sexy com mamonas em crescimento!) e… Olhem, é de aproveitar.
-
- O cabelo cresce mais rápido. E as unhas também. E ficam mais resistentes. Tem sido um festim, este segundo trimestre, com várias pessoas a quererem saber qual é o segredo para o cabelo crescer tanto em tão pouco tempo.
-
- Ah, voltando aos apetites, o paladar muda. Juro! Eu, que já nem era grande fã de doces, agora estou pior porque tudo me parece ainda mais doce. Mil vezes mais doce. E o que já era intragável, tornou-se ainda mais intragável. Como o ananás, que ainda por cima pica a boca toda. Blhec!
-
- O peso também muda, de forma diferente em cada grávida. E nem sempre é fácil/possível controlar as oscilações. Eu, por exemplo, aumentei logo 5kg ao início e há quase 10 semanas que mantenho o mesmo peso. Não como mais do que antes e tento comer de forma mais saudável. Em caso de dúvida, nada como consultar um nutricionista.
-
- O padrão de eliminação muda completamente e vão emitir gases, muitos gases. Esqueçam o que conheciam das vossas idas à casa de banho antes da gravidez. Podem ficar completamente obstipadas, também podem cair no extremo oposto… Uma coisa é certa: vão ser afrontadas pela miséria dos gases. E vão fazer muito, muito xixi e não vale a pena aguentarem-se e contorcerem-se em longas esperas porque só faz mal.
-
- Falei do peito lá atrás? As mamas crescem muito, ficam doridas e com auréolas e mamilos super escurecidos. Podem ficar sensíveis ao toque, de tal forma que até fazem hematoma. Com um bocadinho de sorte (ou não), algures pelas 20 semanas começarão a ter mamilos pegajosos. Diz que é colostro, é normal e é uma pequena, mínima, microscópica amostra do que se espera que seja a produção de leite quando o bebé nascer.
- A depilação torna-se numa odisseia, e vão aparecer pêlos em sítios que não lembram ao diabo. Na barriga, ao redor das auréolas das maminhas, eles podem e vão aparecer só para vos chatear. Não se incomodem muito, que na maior parte dos casos não é nada dramático, é normal e depois passa. O pior é mesmo quererem depilar os sítios do costume (até porque os métodos mais eficazes podem estar contra-indicados) e não verem nada do que estão a fazer, ou nem se conseguirem mexer devidamente.
Por ora, é isto. Acreditem que vos vou manter a par das descobertas à medida que forem acontecendo. Ah, e não se assustem, há coisas muito estranhas na gravidez mas o balanço global é totalmente positivo!
Adorei o ponto 4 hahaha xD como deves calcular as maminhas a crescer para algumas pode ser um big problem kkkk
Agora no ponto 5… sim tens toda a razão e comprovo pela segunda vez… e por experiência do primeiro digo que também vai cair cabelo, em certas situações em força, mais tarde, no outono diz qualquer coisa sim?
Beijinhos!!!
Para algumas? Para todas 😛 Que isto é muito lindo de se ver, mas pesa. A minha mãe diz que não teve queda de cabelo. Eu, se tiver, não sei se faz muita diferença – a não ser no ralo da banheira. É esperar para ver! Beijinhos
Adorei!! 🙂
Que blog mais lindo e cheio de amor. 🙂 é tão fofo falar de gravidez né?
EU tive um bebê a pouco tempo e fiz um post no meu blog também sobre exercícios depois
da gravidez. Vou voltar Sempre. Um beijo
É mesmo, nunca nos cansamos! Vou espreitar. Beijinhos e obrigada pela dica 🙂
Facto numero 11: Choramos por tudo e por nada! Com uma musica, com um elogio ou com uma remarca… tudo é bom para largar uma lagrima. Nunca chorei tanto na minha vida como nos ultimos seis meses 😉
Por acaso… É verdade! É com cada oscilação de humor que dá dó. Estamos juntas nisto! Tudo a correr bem 🙂 Beijinhos
Identifico-me com quase tudo. 🙂
Só não tive desejos estranhos. Apeteceu-me muito gelados e alguns doces mas daqueles de que já gostava antes de engravidar.
Por outro lado, fiquei com menos pelos. Quase não preciso fazer a depilação. 🙂
Ai, quem me dera! Pode ser que a seguir seja surpreendida. Do que já gostava, também me apetecem coisas “normais”. Babo pelo gelado de manteiga de amendoim da Ben & Jerry’s, ainda por cima acho que neste momento está em promoção. Vou correr por ele! Beijinhos
.
A maior! muito bom! informativo e bem-humorado. Bj
Se não for com humor, não sei como alguém sobrevive a coisas destas com a sua sanidade mental preservada. A sério 😛 Muito respeito às mães todas de todo o mundo! Beijinhos