Comprei uma Bimby

receitas bimby cookidoo thermomix tm6
Algumas das iguarias que saem da Bimby cá de casa: Delícia de Chocolate, Pão com Pesto e Cheesecake Japonês com receitas que podem encontrar no Cookidoo; Mac n Cheese é esta receita, a máquina ganha os louros pelo molho que não tive de mexer.

Fui, em tempos, uma daquelas pessoas chatas que desdenhava os robots de cozinha só porque sim. Toldada pelas más experiências proporcionadas por equipamentos antigos e obsoletos à mercê de aselhas que não sabem cozinhar, pensava que a Bimby (que só é Bimby em Portugal e em Itália, no resto do mundo é a Thermomix) só servia para fazer mistelas tipo papa, insossas.

Argumentava que a única parte que me aborrecia na cozinha era ter de descascar legumes e que isso era algo que a Bimby não fazia. A verdade é que ninguém compra um robot tão caro para descascar legumes, mas…

A Bimby descasca legumes.

Eu descobri há coisa de um ano, quando um proprietário de uma destas belas máquinas mo disse, mas continuo a ouvir esta mesma lengalenga por parte de amigues e colegas. Agora sou eu quem responde e vê a surpresa na cara des outres.

receitas cookidoo bimby tm6 thermomix
Clássicos do Cookidoo que não falham: Espuma de Frutos Vermelhos (que dá um óptimo sorvete) e Fudge de chocolate com frutos secos. Só façam!

Regressando ao dia em que tomei conhecimento de que, afinal, a Bimby também faz essa tarefa chata, através de uma peça que protege a lâmina e “depila” tudo o que é batata, nabo, cenoura, alhos e por aí vamos. Foi neste momento que dei o braço a torcer e lá me dispus a assistir a uma demonstração numa loja da marca.

Convenhamos que, realmente, o último modelo da Bimby, a TM6, encosta qualquer outro robot de cozinha a um canto, incluindo as suas antecessoras. É intuitiva, extremamente tecnológica, tem mais capacidade e aquece a temperaturas mais elevadas que as velhinhas máquinas que lhe foram dando alguma má fama, a par do uso de certa gente que não entende nada de culinária.

A Bimby não ensina a cozinhar, mas ajuda muito quem sabe os princípios básicos e quer optimizar a cozinha.

Vi receitas algo complexas a saírem na íntegra da TM6 em cerca de 1h. A temática era a Páscoa, portanto, até um Folar de Valpaços foi feito ali, diante dos meus olhos e sem esforço humano. Vi idoses a manusear o equipamento com tal familiaridade que parecia bruxaria. Comprei na hora! Não foi preciso ver mais nada para saber que queria uma Bimby na minha cozinha. Consegui antever que a poupança em serviços de entrega de comida ao domicílio mais do que compensava o investimento.

Decorrido 1 ano, claro que tenho defeitos a apontar – é tão fácil e prático mexer na máquina, que os pecadinhos da gula estão à distância de 2 ou 3 cliques. Brigadeiros em 20 minutos? Temos. Bolos? Check. Comida para uma família inteira? É escolher. E o que poupo em refeições prontas e serviços de entrega de comida ao domicílio dos quais estava a abusar? Faço as minhas receitas sem 1/10 da intervenção que os métodos convencionais exigem. Não há máquina que faça sopas e molhos tão cremosos, perfeitos.

Não o faço sempre (há quem tenha mais método), mas acabei por poupar também em coisas como polpa de tomate, molho bechamel, pão/massa de pizza, iogurtes, caldos, manteigas, leites vegetais, doces e outras conservas que posso fazer em casa sem perder muito tempo.

Cookidoo receitas Bimby TM6 Thermomix
Invenções minhas com a Bimby: risotto de cogumelos e chouriço, brigadeiros, pão de queijo e caldo verde.

Já várias pessoas amigas se renderam à máquina depois de tantas coisas boas que lhes preguei, de tal modo que já ponderei tornar-me embaixadora da Bimby. Enquanto os meus dias não chegam para tudo, vou-me ficando pelas invenções da cozinha em pirâmide (na varoma, pois claro!), poupança em básicos de culinária e gulodices, tanto com o auxílio do Cookidoo como em modo freestyle com as minhas receitas do costume.

Anotem o que vos digo, se ainda não se renderam: uma Bimby muda muito a nossa relação com a cozinha, com a economia doméstica e com as rotinas familiares!


Related Posts

Farinhas & Papas

Farinhas & Papas

Há dois dias, a Patrícia falou das papas de farinha Maizena no blogue dela. Assim, e porque pensei que já estava na hora de escrever sobre as papas que se comem cá em casa e muita gente pensa que algumas delas estão extintas, cá estou […]

Acabou-se a bateria? – Power Bank

Acabou-se a bateria? – Power Bank

Nos dias que correm, temos equipamentos electrónicos para tudo. Falo por mim, trago sempre comigo o telemóvel, o MP3, a máquina fotográfica e, por vezes, a PSP. Temos a sorte de viver numa época onde a Internet está quase incorporada na atmosfera, e gostamos de […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *