Este é o bolo mais decadente de bom que conseguem fazer em cerca de 20 minutos.
A receita é fácil, envolve ingredientes que temos em casa, ajuda a evitar o desperdício de alimentos e é à prova de falhas. O único problema dela é que o bolo é tão simples de se fazer e é tão bom, que desaparece da mesa num instante e vão querer repetir a receita vezes infinitas. Não digam que não vos avisei!
E que grande lacuna esta, há anos que passou a ser a sobremesa mais cozinhada nesta casa, devo ser a maior advogada deste bolo em Portugal e nunca partilhei convosco a receita. Hoje é o dia!
Que atire a primeira pedra quem nunca deixou as bananas amadurecer demais!
A ideia original é do Igor Rocha, que durante muito tempo a manteve um destaque no seu perfil de Instagram. Atualmente, ele partilha receitas semelhantes (que provam a versatilidade dos ingredientes) mas nada com a simplicidade desta que vos passo, saída diretamente do meu caderno das receitas.
O melhor é que tenho quase a certeza que há por aí umas bananas esquecidas em vias de parar ao lixo. Certo? Errado! É só juntar com mais uns poucos ingredientes que certamente também habitam a despensa e… Vamos fazer magia.
Ora tomem nota:
Bolo de banana e chocolate fácil e rápido
Ingredients
- 3 a 4 bananas maduras
- 4 ovos
- 1/2 chávena de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 chávena de chá de farinha
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 200g (1 tablete) de chocolate em cubos para rechear e decorar*
- 1 colher de sopa de fermento em pó**
Directions
- Step 1 Pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Step 2 Esmagar as bananas com um garfo até que se transformem em puré.
- Step 3 Misturar as bananas em puré com os ovos.
- Step 4 Adicionar e misturar o açúcar, a manteiga, a farinha e o cacau em pó.
- Step 5 Juntar 2/3 da tablete em cubinhos ao preparado.
- Step 6 Juntar o fermento.
- Step 7 Verter o preparado numa forma de fundo amovível previamente untada com manteiga e polvilhada com cacau.
- Step 8 Decorar a superfície com os restantes cubos de chocolate.
- Step 9 Levar ao forno durante cerca de 20 minutos, ou um pouco mais de tempo se gostarem de uma crosta mais tostada.
Este é o bolo que vão querer fazer quando tiverem visitas e estiverem na cozinha em contrarrelógio, porque podem perfeitamente pô-lo no forno enquanto comem a refeição e, no fim, sai o bolo do forno mesmo a tempo da sobremesa, a fumegar, com o chocolate derretido.
Dica: este bolo de banana e chocolate fica fantástico com uma bola de gelado e chantilly a complementar.
Ou, então, vai ser mesmo *só* o vosso munchie favorito para aqueles dias em que precisam mesmo de algo guloso e aconchegante. A verdade é que este bolo cai bem em qualquer ocasião!
* Estamos em democracia, portanto, usem o chocolate que quiserem. De culinária, leite, com mais ou menos cacau, em pepitas… Ou não usem de todo, que o bolo fica ótimo na mesma. Mas contra factos, não há argumentos: o mundo é um sítio melhor quando há chocolate em quantidades industriais.
** Por experiência própria, sei dizer-vos que a receita funciona sem fermento. Ficam com um bolo menos fofo e volumoso, mas ainda assim perfeitamente comestível, húmido e decadente. Não deixem de fazer esta receita se vos faltar o fermento!