Esta que vos escreve é uma grande amante de brigadeiros.
Bom, grande amante de brigadeiros e leite condensado no geral. Assim sendo, andava para aqui cheia de sentimentos de culpa por ainda não ter, sequer, experimentado fazer brigadeiros. Achei sempre que ia dar asneira.
Até que comecei a fazer sobremesas que necessitavam de recheios semelhantes e vi que a coisa correu bem. Não quero ser presunçosa, atenção! Teimei que nos anos da Teresa iria fazer brigadeiros e não descansaria enquanto não saíssem tal e qual como os aprecio.
Um pouco a medo, segui as receitas mais básicas que se podem encontrar pela Internet fora. E saíram perfeitos, os meus brigadeiros. De tal forma que hoje partilho convosco como fiz, para que possam replicar esta maravilha.
Ingredientes
- 1 Colher de sopa de xarope de glucose
- 200g de Chocolate de leite
- 1 Lata pequena de leite condensado
- 200ml de Natas
- Confeitos de chocolate
Como Fazer
- Colocar tudo numa panela em lume brando, mexer sempre. Está pronto quando descolar do fundo da panela.
- Deixar arrefecer. Passar para um recipiente untado ou forrado a papel vegetal. Levar ao frigorífico, preferencialmente durante a noite.
- Untar as mãos. Fazer bolinhas com o preparado, passar pelo confeito de chocolate.
Como podem ver, mais simples não há! Garanto-vos que vão ficar fãs desta receita e passarão a fazer brigadeiros com alguma frequência.
Nota para o xarope de glucose: ao que parece, existe à venda nalgumas grandes superfícies comerciais e lojas especializadas em artigos de pastelaria.
Eu não fui à procura e optei por fazer em casa, que é simples. Dissolvam o mais que puderem 2 partes de açúcar para uma de água.
Levem ao lume brando. Não mexam. Quando levantar bolhas grandes, desliguem o lume. Deixem o recipiente quietinho no sítio dele até arrefecer, para o xarope não ganhar bolhas nem cristais.
Depois, podem utilizar/armazenar noutros recipientes.
Espero que gostem destes brigadeiros tanto quanto nós!
Nós nunca fizemos brigadeiros cá em casa… Temos que tratar disso!
Toca a andar! 🙂 Já informo que a parte chata é mesmo terem de ficar a mexê-los em lume brando, especialmente com este calor. Mas têm bom remédio – avisem que vêm e eu faço para vocês!