Fototerapia em casa? Sim, é uma máscara, é da Neutrogena e vende-se na farmácia.
Ressuscitemos esta rubrica de terça-feira com um dos produtos do momento, que bem sei que estão mortinhas para saber mais sobre esta novidade que promete bons resultados no combate ao acne.
Até há pouco tempo, a fototerapia era um tratamento dispendioso exclusivo de clínicas e gabinetes de estética. Os resultados iam surgindo, mas esta tecnologia requer rigor e compromisso para ter o efeito pretendido.
Finalmente, surgiram máscaras com um formato mais amigável que podem ser utilizadas no conforto do lar, em conjunto com a nossa rotina habitual de beleza.
É o que propõe a Neutrogena, com a sua Máscara de Fototerapia Anti-Acne Visbly Clear.
- Trata-se de uma máscara que se adapta ao rosto com umas hastes como as dos óculos.
- Por dentro, tem luzes LED azuis e vermelhas, que ajudam a eliminar a bactéria responsável pelo acne.
- Adequa-se a casos de acne ligeiro a moderado.
- Não tem ingredientes ou radiações perigosas.
- Utiliza-se diariamente durante 10 minutos.
- Funciona com uma “recarga” que se liga à máscara através de uma entrada semelhante à dos headphones.
- Cada recarga dá para 30 utilizações.
Acredito que faço parte do público alvo deste produto, pelo que decidi experimentar.
Não tenho um problema séeerio de acne, mas vou tendo umas borbulhitas, muitos pontos negros e poros enormes na zona T, que é oleosa.
Nos primeiros dias de utilização, senti que tudo o que era bodega veio à superfície da pele, o que estará relacionado com o facto de a máscara acelerar o processo de regeneração da pele e, por isso, trazer à tona os problemas já formados.
No final da primeira semana de utilização, porém, notei que a pele começou a ficar mais lisa, com menos imperfeições. E a partir daí, tem sido uma constante. O melhor: a minha pele não ficou desidratada nem ressequida, coisa que acontece com outros produtos destinados ao combate de imperfeições cutâneas.
Como a perfeição não existe, tenho de vos apresentar dois aspectos menos bons desta máscara de fototerapia:
- Apesar de ser só por 10 minutos, as luzes da máscara são intensas e um pouco incómodas para a vista. Suporta-se, mas é chato.
- O preço da máscara pode ser puxado. A máscara em si custa +- 60€ e cada recarga custa cerca de 20€, dando para 30 utilizações.
Ainda relacionado com o custo associado à utilização da máscara, não posso deixar de falar do impacto ambiental. As recargas da máscara são robustas, feitas de plástico e circuitos eléctricos, e funcionam a pilhas.
Acredito que, no final das 30 utilizações, as pilhas não estejam descarregadas. Ainda que estivessem: já viram o que é utilizá-las constantemente?
Sei que há tutoriais de como “dar a volta” às recargas online, não os experimentei nem posso aconselhar.
Não se esqueçam de agir com prudência e salvaguardar a vossa saúde!