É comum ouvir-se que as flores são intemporais e podem ser bons presentes em diversas ocasiões. Eu sou team flores, sozinhas ou a acompanhar outros mimos: com sua beleza e encanto, elas transmitem o afecto e ternura que temos por pessoas que são especiais para nós. Dos seus principais atributos, destaco as cores que animam qualquer espaço e o perfume maravilhoso que algumas têm. São também um presente prático, na medida em que rapidamente conseguimos encontrá-las e hoje em dia até já podemos pedir uma entrega de flores através de sites e apps.
Um arranjo de flores tem o poder de transformar o dia de uma pessoa, seja num dia aparentemente normal ou em datas comemorativas. Vai daí, inspiro-vos com uma pequena lista de ocasiões perfeitas para a entrega de flores às pessoas que mais amam, e dicas de quais escolher:
♥
Dia das Mães
Para escolher o arranjo ideal nesta data, é importante pensar nos seguintes aspectos: a personalidade de cada mãe, a mensagem que se quer transmitir, o tipo de arranjo e o simbolismo das flores. Já falámos do tema, mas as mais escolhidas para o Dia das Mães costumam ser as rosas amarelas, os lírios e as tulipas.
Dia dos Namorados
Ou aniversários, mesversários de namoro, vá, o que preferirem e o que vos aprouver, que flores nunca são demais. Sabemos que os ramos de rosas são os predilectos nestas datas. O vermelho é indicado quando se quer declarar o amor romântico e transmitir sensualidade. As flores cor-de-rosa reforçam a admiração, enquanto as amarelas destacam a amizade. Caso prefiram opções diferentes, as orquídeas cor-de-rosa são boa ideia.
Noivados e casamentos
Neste caso, as flores podem ser escolhidas tanto para oferecer durante o pedido, por parte des noives, como por terceiros para felicitar o casal. As opções mais indicadas são os lírios, as cúrcumas, orquídeas ou rosas com tons pastel, pois transmitem delicadeza e elegância.
Visita ou jantar com amigos
É um gesto bonito e, se vos preocupa que o arranjo floral entre em conflito com a decoração da casa, talvez seja boa ideia optar por arranjos mais simples, com cores neutras e se possível sem perfume, para não haver misturas com o aroma da refeição. As flores brancas pequenas como as margaridas e as folhagens costumam ser escolhas seguras. Também é possível encomendar uma entrega de flores para o dia seguinte como forma de agradecimento pelo jantar.
Nascimento
Para celebrar um nascimento, a dica é apostar em cores alegres e vibrantes, para combinar com a alegria da família pela chegada do bebé. O branco deve ser evitado por não se destacar em ambientes hospitalares, como a maternidade. Aqui, porém, é preciso ter um cuidado especial: optar por flores sem perfume e que não soltem pólen para não desencadear alergias no recém-nascido ou mesmo na mãe.
Atenção: procurem perceber se o hospital/maternidade da vossa mamã querida permite a presença de flores. Há serviços com quartos de internamento partilhado que proíbem, para segurança das parturientes que podem ter alergias.
Comemorações e conquistas de vida
A ideia aqui é desejar sorte, sucesso, saúde e proteção nas conquistas de vida da pessoa querida, como a compra de uma casa nova, uma formatura ou uma conquista profissional, por exemplo. Uma boa sugestão é o girassol, pela simbologia da cor amarela: felicidade, entusiasmo, boas vibrações. A orquídea também é uma boa opção por durar bastante.
Falecimentos
Para expressar pêsames, as flores mais procuradas são lírios, cravos e crisântemos, que representam paz nestas datas mais tristes.
Aniversário
As flores, versáteis e naturalmente encantadoras, são uma ótima forma de celebrar mais um ano de vida das pessoas queridas. Embora o mais comum seja presentear mulheres, os homens também podem ser presenteados com flores. Afinal, esse gesto demonstra a importância da pessoa presenteada nas nossas vidas. Para homens, os tons mais apreciados costumam ser o laranja, o branco e o amarelo, e as espécies indicadas são os lírios, os girassóis, as bromélias, os cravos e as orquídeas.
Estas são algumas sugestões mais genéricas; é claro que o principal é conhecer bem a pessoa a ser presenteada para escolher com carinho e personalidade a melhor opção, em termos de cores, aromas e simbologias. Para ajudar na escolha, aqui fica o significado de algumas das cores:
Azuis: criatividade, serenidade, alívio da ansiedade, paz. As flores azuis são uma boa escolha para oferecer a pessoas que atravessam períodos difíceis.
Vermelhas: desejo, paixão, amor, força. As flores vermelhas são perfeitas para pessoas com quem já nos relacionamos amorosamente ou, então, como forma de parabenizar alguém.
Amarelas: esperança, energia, alegria, otimismo. É costume presentear com flores amarelas familiares ou uma noiva no dia do casamento.
Brancas: pureza, inocência, lealdade, valor emocional. Ideais em casamentos.
Rosas: delicadeza, juventude, graça, gentileza. As flores rosa são ideais para as mães no Dia das Mães ou parceiro amoroso no Dia dos Namorados
Roxas: beleza, respeito, luxúria, nobreza. Recomenda-se presentear com flores roxas um anfitrião de uma festa/jantar ou em respeito a um amigo.
Independentemente da ocasião, o ideal é escolher flores frescas e de qualidade e combiná-las com outros elementos, como cartões e postais com dedicatórias, colocando ainda mais afeto através da personalização para o presente. As flores são capazes de perfumar nossos dias, embelezar os ambientes e ajudam a curar e transformar vidas. Por isso, não é preciso esperar apenas os grandes eventos para espalhar o encanto das flores e presentear as pessoas que amamos.