Ideias para decorar varandas e quintais com plantas

plantas varanda quintal interflora

Ter uma casa com quintal ou varanda é um luxo, mas também uma grande responsabilidade. Quando os nossos quintais e espaços exteriores têm um aspecto descuidado, ou mesmo impessoal e enfadonho, talvez seja sinal de que necessitamos de inspiração e, quem sabe, algumas ideias de decoração para o exterior.

É matemático e terapêutico: os jardins bonitos melhoram em muito a nossa qualidade de vida. É inspirador acordar e ter acesso imediato a um espaço agradável, já para não falar na sensação de paz. As varandas, terraços e quintais limpos e organizados também acabam por ser bons espaços para receber amigos e fazer festas no verão, contribuindo também para a criação de laços e melhoria das nossas vidas sociais.

De todas as decorações para o exterior, creio ser consensual que a mais importante e a que predomina são as plantas. Um quintal deve ser, acima de tudo, um espaço verde e natural, perfeito para descansar após um dia de extensa actividade, com a cabeça longe das responsabilidades e do stress citadino. Felizmente, hoje em dia é extremamente fácil ter acesso a todo o género de plantas e a jardinagem tornou-se num hobby muito popular; actualmente, até é mesmo possível receber plantas em casa comprando online e obtendo ajuda em sites especializados. Deixo-vos um bom exemplo de um site com mais informações.

escolher plantas varanda

Têm espaço exterior nas vossas casas que querem transformar num jardim maravilhoso? Deixo-vos algumas ideias que vêm mesmo a calhar para decorar quintais e varandas com plantas:

Apostem em plantas de exterior

Nem todas as plantas foram feitas para estar num quintal. Algumas são mais sensíveis e caprichosas do que outras e preferem locais menos húmidos ou menor exposição solar. Antes de se aventurarem no vosso jardim, considerem estudar que plantas são mais apropriadas para espaços exteriores. Uma boa planta para quintal deve ser esteticamente apelativa, fácil de cuidar, resistente, e adaptar-se a vários climas.

Plantas resistentes são fáceis de encontrar e comprar, existem opções para todos os bolsos e constituem a melhor alternativa para decorar o qualquer quintal. As plantas da família das rezadeiras (como a Calathea) são sensíveis mas, ainda assim, fantásticas porque são fortes e belas. As suas folhas espessas exibem padrões bonitos e um verde saturado que encaixa bem em qualquer jardim.

As rezadeiras também têm excelente longevidade e são muito fáceis de cuidar. Não é por acaso que este género de planta já se tornou num símbolo da geração millennial. Quando lerem que elas são umas divas que precisam de atenção, sigam o meu conselho: ignorem-nas! Foi assim que consegui ter calatheas a durar por vários anos na minha varanda.

Em alternativa, podem considerar flores de exterior, como algumas orquídeas, cravinas, rosas ou camélias. Algumas flores não são tão resistentes como outras plantas para quintal, de que são exemplo as suculentas, mas ainda assim dá para encontrar diversas opções que suportam naturalmente condições mais adversas de humidade, o frio, ou a exposição solar excessiva.

ideias decoração quintal plantas

O pavimento faz toda a diferença

Boa decoração nunca é apenas sobre um elemento ou pormenor, mas sim sobre o global, a harmonização dos vários itens que utilizamos. Um dos factores mais importantes a considerar na decoração do quintal é o pavimento. Plantas bonitas e fortes dão um aspeto mais apelativo a qualquer jardim, mas precisam de ser colocadas no sítio certo e de estar integradas com outros elementos.

Idealmente, um quintal ou varanda pode ter alguma mobília e objectos decorativos não-orgânicos. Neste tema, apesar de ser maximalista, sou da opinião que menos pode ser mais. Queremos ter a sensação de paz, de serenidade, e não sentirmo-nos engolidxs pelos gnomos do jardim. Pode parecer irrelevante, mas o pavimento acaba por ser parte do sucesso de um bom espaço exterior. Nunca partilhei convosco, mas o chão da minha varanda tem sido uma das minhas maiores dores de cabeça na decoração da casa.

Decorar o solo com relva funciona melhor em espaços abertos. De preferência, relva natural. Se optarem por artificial, escolham algo de aspecto realista. É mais caro, mas faz a diferença – fala-vos a voz da experiência. Num quintal menor e com muitas plantas, é melhor optar por pavimentos mais discretos. Existem módulos com pavimento de madeira de óptimo aspecto, por exemplo, e são muito económicos. O pavimento de pedra é um clássico que nunca sai de moda, e embora seja de manutenção mais fácil, é mais dispendioso e tende a não ser tão acolhedor.

Na verdade, todos os pavimentos podem funcionar desde que criem um contraste bonito com as suas plantas. Por exemplo: se temos um quintal que está decorado com muitas plantas verdes, pode ser boa ideia procurar um pavimento num tom que contraste, mais quente. Se o jardim está cheio de flores, um chão mais neutro e discreto pode ajudar a equilibrar visualmente. Procurem ser criativxs sem cair em exageros.

Optimizar o quintal para o Verão

Muito honestamente, ter acesso a um espaço exterior privado é maravilhoso o ano inteiro (as coisas que concluímos após 2 anos de pandemia e sei lá quantos confinamentos!…), mas almoçar/jantar “fora” no tempo quente é um luxo. Os dias de Verão convidam a descanso no quintal e convites a familiares e amigos para um bom serão lá em casa. E é perfeitamente possível optimizar a decoração do quintal, terraço ou varanda especificamente para os meses mais quentes do ano.

Podem encontrar plantas de verão online para se certificarem que o vosso quintal está sempre pronto para o calor. Também é importante considerar a mobília, que deve ter um aspeto fresco e, de preferência, ser fácil de mover, limpar e arrumar. Evitem mobília pesada ou em pedra e considerem objectos mais leves e modernos, como mesas de madeira (de preferência dobráveis) para jantar com os amigos. Agradeçam-me depois!

Cuidados a ter com plantas de exterior

As plantas adaptadas ao exterior são, por norma, muito resistentes e fáceis de cuidar. Ainda assim, existem alguns cuidados recomendáveis.

As plantas de exterior também são seres vivos e precisam de ser regadas e bem tratadas; não precisam de falar com elas (o Luís diz que eu falo com as nossas, não confirmo nem desminto), mas convém mudar o solo ocasionalmente e mimar com alguns suplementos. Um dia destes, dou-vos dicas de como o fazer naturalmente, à laia de Guida Borda d’Água.

As plantas de exterior também se encontram vulneráveis a alguns riscos específicos como animais e pragas de insectos e ervas daninhas invasoras, pelo que é preciso ter atenção e proteger os vasos e canteiros destes riscos para a integridade dos vossos jardins.

jardinagem doméstica interflora


Related Posts

Manjericos que Fazem Bem

Manjericos que Fazem Bem

E esta, hã? Estava eu na cozinha a olhar para o manjerico que os meus pais trouxeram dos Santos, quando me passa pela cabeça a hipótese de fazer chá de manjerico (lá cheiroso ele é, por que é que não havia de dar uma boa […]

Qual a melhor flor para dar no Dia da Mãe?

Qual a melhor flor para dar no Dia da Mãe?

Qual a melhor flor para oferecer no Dia das Mães? Para quem é indeciso na hora de escolher um presente para oferecer no Dia da Mãe, uma flor é sempre uma ideia de presente intemporal e que não falha! Além de bonitas e variadas, as […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *