Ou máscara de argila verde!
Ou máscara de outra argila qualquer (qualquer, salvo seja!). Eu venho falar da argila verde porque é aquela que eu uso, pois apesar de não ter a pele muito oleosa, a verdade é que volta e meia aparece uma ou outra borbulha e os pontos negros vão aparecendo às resmas se não der conta deles.
Posto isto, conclui-se que a argila verde é adequada a peles normais a oleosas, com tendência acnéica. Se este não é o seu tipo de pele, pesquise sobre argilas branca, rosa e amarela (se fizerem questão, posso falar sobre elas mais tarde!).
Eu falo por mim: os resultados desta maravilhosa máscara caseira são mais que visíveis: menos imperfeições, vê-se (e sente-se!) que a pele fica mais macia e as borbulhas e os pontos negros tendem a aparecer com muito menos frequência. Aplica-se a máscara uma ou duas vezes por semana.
Não é novidade para ninguém que eu sou apologista do que é bom, básico e barato.
Neste caso, não mudei de lema: a argila verde pode ser encontrada em ervanárias e supermercados ao preço da chuva mijona (não chega aos 2€ por kg). Existem máscaras já preparadas à venda, mas são muito mais caras e nunca as experimentei. No caso desta argila em pó, tem que se ter cuidado: deve ser guardada num local seco e fresco e, depois de cada uso, convém fechar bem o pacote.
Como preparar
- Existem milhentas maneiras de preparar a argila: com infusões, com água destilada, por aí fora. Façam vocês a experiência! Eu uso chá verde bem concentrado a ferver – deito uma pinguinha num recipiente pequenino (tipo as tigelinhas dos patés) de vidro.
- Vai-se adicionando argila, cautelosamente, e mexendo com uma colher ou vareta de vidro, madeira, ou plástico. Diz-se que quando a argila entra em contacto com metais altera a sua radioactividade, o que não sei se é verdade ou mentira. Por precaução, prefiro ter esta indicação em conta.
- Quando a máscara tiver a textura ideal, nem líquida nem em pedra, aplica-se por todo o rosto, à excepção dos lábios e contorno dos olhos, com um pincel bem macio.
- Deixar repousar. Nesta altura, convém não falar nem mexer muito o rosto, sob o risco de deixar rachas na máscara e esta não fazer efeito em alguns sítios.
- Quando a máscara estiver seca (e por esta altura vai ser como se tivessem a cara engessada!), retirar com água morninha.
- Aplique o seu creme hidratante de eleição e seja feliz!
Espero ter sido útil!
Parece fixe, vou experimentar. Sabes se, se vê à venda no Continente?!
Bjinhus*
as coisas que tu sabes…! muito útil. vou ver se acho isso aqui na minha térrinha. Costumava usar uma de argila mas que comprava já feita, e era carrérrima, apesar de fazer efeito deixei de a usar devido ao preço… Plim! Sê feliz também tu!
sou tão preguiçosaaaaaaaaaaa!
Adorei o post.
Eu também faço essa mascara, mas só misturi com água.
Bjs.
eis algo que nunca experimentei e se calhar, na próxima visita ao supermercado, vou comprar 🙂
***
Quando estou com a minha mae, ela sempre poe argila na minha cara… deveria faze-lo mais vezes na ausencia dela…!
Beijo meu ♥,
A Elite
Qualquer dia hei-de experimentar!
a mim a argila faz estalar a pele nao sei pk :s
o vapor faz mt bem aos pontos negros!
beijinho*****