Parece que finalmente chegou a Portugal o bom tempo que convida a passeios e exige que deixemos os casacos e os cobertores bem escondidos no fundo do armário.
Mas não são só as mudanças de trapos que vêm com o bom tempo. Este sol quentinho convida-nos a comer frutinhas, mais verduras, bebidas frescas e sobremesas geladas!
Assim, eu e a minha mãe decidimos fazer este cheesecake de frutos silvestres gigantesco ontem à tarde.
Os ingredientes desta receita servem para dois cheesecakes mas nós esquecemo-nos desse pormenor! Ainda bem que a forma era grande.
Ingredientes
- 7 Ovos
- 1 Pacote de Açúcar
- 2 Colheres de Chá de Fermento
- 1 Caneca de Farinha sem Fermento
- 4 Folhas de Gelatina Transparente
- 1 Frasco de Doce de Frutos Silvestres
- 1 Pacote de Frutos Silvestres Congelados
- 4 Pacotinhos de Natas
- 1 Embalagem de Queijo Philadelphia (ou semelhante)
Preparação
- Aqueça o forno a 170ºC.
- Separe as gemas das claras em dois recipientes diferentes. Bata as claras em castelo e junte-lhes um pouquinho de açúcar.
- Junte uma caneca de açúcar às gemas e bata a mistura. Junte 1dl de água e bata.
- Junte o fermento e vá juntando as claras e a farinha e mexendo sempre com a colher de pau até obter uma mistura homogénea.
- Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Deite a mistura anterior na forma e leve-a ao forno estando sempre com atenção.
- Quando cheirar a bolo, espete um palito e verifique se este já está cozido no meio. Se não estiver, deixe-o estar no forno mais um tempinho (com muita atenção, para não queimar!). Esta é a base do cheesecake.
- Derreta uma folha de gelatina e junte-lhe o frasco de doce e os frutos silvestres em lume brando.
- Mexa sempre com a colher de pau até a gelatina estar completamente derretida e misturada com os frutos. Esta mistura será a cobertura do cheesecake.
- Bata as natas. Junte uma caneca de açúcar e bata de novo, para misturar.
- Às natas batidas, vá juntando o queijo e misturando muito bem com a colher de pau, até que a embalagem esteja vazia e não haja “grãos” de queijo nas natas.
- Derreta as três folhas de gelatina e misture-as muito bem com o preparado anterior. Convém mexer sempre, rápido, para que a gelatina não solidifique em grãos no meio das natas e do queijo.
- Esta é a camada intermédia do cheesecake.
- Na forma onde cozeu a base do bolo, verta a cobertura.
- Posteriormente, verta a camada intermédia e, por último, coloque a base do cheesecake.
- Se for necessário, isole com filme (aquele papel transparente aderente da cozinha!) para a camada intermédia não escorrer.
- No nosso caso, foi o que teve que ser feito visto que o bolo ficou mesmo gigante! Aliás, não dá sequer para ver o tamanho da base porque a camada branca a cobriu quase toda.
- Leve ao frigorífico durante aproximadamente meio dia. Está pronto a servir!
É claro que existem variantes, basta terem imaginação. Podem usar gelatina colorida (mas sempre em folhas!), misturar doce e frutos silvestres com as natas, usar outros frutos… É ao gosto do freguês!
Novamente, não se esqueçam de reduzir os ingredientes a metade se só quiserem um cheesecake.
Aproveitem o bom tempo e deliciem-se com esta sobremesa deliciosa!
Guida, eu sei que sou uma chata e nunca sei onde se compra nada mas cá vai: onde compraste as formas em forma de coração dos bolinhos de manteiga? **
são gostos… eu acho que cheesecake com bolo não é cheesecake! Mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo, né? 😉 Fica a intenção!
Já agora, blogue interessante!
bjo
ffiffas:
Eu sei que há essa base de bolacha, e sei fazê-la. Acontece que prefiro com base de bolo 😛 Para além de me saber melhor, rende mais!
Obrigada na mesma 🙂
Beijinho
Eu adoro cheesecake mas só com base de bolacha… aliás é a base que faz a grande diferença nos cheesecakes.
para a próxima experimenta.
Um pacote de bolacha maria (ou torrada ou de aveia) triturado. Amassar com manteiga (cerca de 250gr). A manteiga é suficiente quando conseguires fazer uma bola com a “massa”. Estender numa forma com fundo amovível. Podes levar ao forno pré-aquecido uns 10m e ou deixar assim (é bom das duas formas.
Olha que o Verão está aí à porta… depois vais para a praia dar banho ao pneu ;D
Beijinho
tem bom aspecto!!
Já engordei só de olhar.
Ah..e babei um bocado 😛
É muita crueldade ver uma foto dessas…
jasus… que imagem…!
ainda há alguma fatiazinha?
🙂
Nossaaa, eu aqui na empresa tendo essa visão na minha frente, sem nem sequer uma bolachinha agua e sal… deve ser uma deliciaaa!
Boa dica… vou tentar fazer tbm!
bjokas*
Frescos já vi na parte da agricultura biologica. Mas uma caixinha minuscula é carissima. Vou checkar no Continente 🙂 Obrigado!
Esse cheesecake está com uma aspecto…! 😀
Os frutos silvestres congelados vendem-se assim nos sitios do costume? Acho que nunca vi à venda…
Beijinho