Quatro dicas para ter um escritório perfeito em casa

cadeiraspro home office cadeiras escritório

O teletrabalho veio modernizar a forma como se trabalha em algumas actividades. Embora seja impossível fazer teletrabalho nalguns empregos de áreas como a hotelaria, o trabalho de escritório e administrativo sofreram uma reviravolta em tempos de pandemia. Descobrimos que, afinal, podemos ser produtivos a partir de casa. O escritório passou a ser a divisão mais importante da casa, com tanta gente a investir em móveis, cadeiras de escritório, decoração e um sem fim de adereços de forma trabalhar na perfeição nesta nova realidade.

Aquelas reuniões que eram presenciais passaram a ser, finalmente, simples e-mails ou reuniões online. A forma como se trabalha no mercado B2B mudou e foi agilizada.

Dentro da estrutura da própria empresa, é possível também que alguns trabalhadores fiquem em casa quando autorizados pelo seu superior, quer seja para cuidar de filhos ou por greve de transportes públicos. Tem-se notado que as empresas tentam ser flexíveis na forma como o trabalhador exerce a sua função, pois perceberam que, afinal, também é possível ser-se produtivo desde casa.

As vantagens do teletrabalho

O teletrabalho, além de estar em alta por ser necessário, é uma tendência e poderá vir a ser uma forma para muitas empresas reduzirem custos. Empresas como a Automattic, que é a criadora e gestora do WordPress, têm milhares de colaboradores em todo o mundo a trabalhar em diferentes regiões. E todos eles, sem excepção, conseguem trabalhar de forma organizada. Existem mais exemplos, alguns nacionais, que provam o que a Automattic mostra há tanto tempo: trabalho remoto e organizado é possível. Eis alguns benefícios deste tipo de trabalho:

Flexibilidade ou optimização de horários

Ter horários flexíveis é algo que pode aumentar a produtividade. Por exemplo, se algum dos empregados da empresa não gostar de trabalhar durante a manhã ou acordar mais tarde, pode sempre trabalhar até mais tarde. Agora que todos estamos com os filhos em casa, é uma maravilha poder compensar horários e reorganizar rotinas!

Por outro lado, a optimização de horários para pessoas que estão mais longe do trabalho é maior, já que se evita transportes públicos ou desgaste do transporte próprio o tempo que se perde na viagem. No fim, todos ganham com esta modalidade.

Economizar recursos na empresa

A quantidade de luz e água que se poupa se menos pessoas estiverem na empresa é muito superior do que se todos estiverem no mesmo espaço. Para além disso, se a definição de trabalho remoto já estiver em curso e a funcionar na perfeição, as instalações da empresa podem ser mais pequenas e, por isso, é possível pagar um aluguer mais baixo ou comprar um imóvel mais pequeno e barato.

Trabalhadores mais felizes

Com a possibilidade de trabalhar em casa, cozinhar para si mesmo, dar e ter mais tempo à família e passar menos horas no trânsito, os trabalhadores ficam inevitavelmente mais felizes, e isto é comprovado por vários estudos já efectuados.

Temos o escritório do costume, mas em casa

É por tudo isto que o trabalho em casa, sendo importante e motivador, precisa de deixar uma clara e inequívoca marca positiva ao trabalhador. E para isso, o trabalhador deve sentir-se à vontade e num ambiente produtivo. Montar um escritório em casa é fácil e requer alguma imaginação. Aqui ficam algumas dicas importantes na hora de concretizar este pequeno templo da produtividade:

Para cada escritório e cada pessoa, a mesa perfeita

Ter uma mesa mais alta ou mais baixa, de cor preta, branca ou ainda em tons de madeira. Felizmente, não é a empresa que vai ter voto na matéria dentro da nossa casa! O que importa é uma mesa que permita conforto, que traga motivação e que fique a condizer com o resto da decoração.

Mesmo com as lojas fechadas, é possível comprar em lojas como a IKEA ou o Leroy Merlin, que vendem online e fazem entregas ao domicílio.

Cadeira ergonómica e confortável

Vamos passar centenas de horas por mês numa cadeira. E para ter uma boa produtividade, precisamos de ter uma boa postura e uma cadeira de qualidade. Convém dar preferência a cadeiras de escritório ergonómicas e evitar permanecer todo o  dia todo num banco sem apoio. A nossa saúde agradece.

Por outro lado, numa reunião, ter uma cadeira de escritório dá-nos um ar mais profissional e pode até parecer que está, literalmente, num ambiente corporativo.

Música ambiente

Pessoalmente, não passo sem música e Spotify foi uma das melhores subscrições dos últimos tempos. Tenho o premium, mas para quem não conhece dá perfeitamente para experimentar a versão gratuita. Nos computadores, tem menos anúncios do que no smartphone. Mas qualquer playlist é válida. Se nunca trabalharam com música, aconselho-vos a experimentar!

Postura recomendada

Não só na empresa mas também no escritório em casa, devemos manter uma boa postura. Idealmente, o ecrã deve ficar posicionado em frente e à altura da nossa cara/olhos, para evitar a criação de uma má postura. A postura incorrecta pode significar algumas dores e visitas não planeadas a fisioterapeutas e osteopatas. Eu avisei!

Caso não tenham um suporte para o ecrã do computador ficar mais alto, podem simplesmente fazer um em casa, com uma caixa de cartão dura.


Como vêem, é fácil ter um escritório em casa. E quanto mais perfeito, será também mais “vosso”, mais confortável, motivador e promotor de produtividade. Parece que até as ideias fluem melhor quando estamos num espaço agradável. A utilização das boas práticas do trabalho remoto são cada vez mais fáceis e também cada vez mais flexíveis pelas empresas. Aproveitem este novo movimento positivo de mudança, e instalem-se em casa.

Post feito em colaboração com Cadeiraspro


1 thought on “Quatro dicas para ter um escritório perfeito em casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.