O post de hoje contém uma das receitas que têm mesmo de copiar e colar na porta do frigorífico. Já vos confessei que sou louca por pão de queijo e até partilhei convosco a receita de pão de queijo mais fácil de sempre. Assim julgava eu!
O mangulão é a versão ainda mais fácil e deliciosa do pão de queijo
Há uns tempos, descobri que existem regiões do Brasil onde fazem este bolo de queijo, que é uma espécie de pão de queijo gigante, feito numa forma. Há quem lhe chame mangulão, outros dizem que é bolo de roda, ninguém sabe muito bem qual é a origem deste petisco. Mas que é bom, ó se é!
É crocante por fora, macio como pãezinhos de queijo por dentro. Faz-se mais rápido que os pães de queijo e – pasmem-se – não temos de sujar as mãos para os fazer, porque é tudo batido no liquidificador. Passaram-me a receita, que eu já experimentei e aprovei, e agora tenho de a partilhar convosco.
Mangulão (bolo de queijo)
Ingredients
- 3 ovos
- 1/4 caneca de óleo
- 1 caneca de leite
- 1 caneca de queijo ralado (usei parmesão)
- 2 canecas de polvilho doce
- Sal qb
- 1 colher de sopa de fermento
Directions
- Step 1 Pré-aquecer o forno (a 180ºC) e untar uma forma redonda com furo no meio.
- Step 2 Coloquem todos os ingredientes, excepto o fermento, no liquidificador.
- Step 3 Adicionar o fermento, na função de pulsar, só para misturar.
- Step 4 Verter a mistura na forma untada, levar ao forno a alta temperatura até crescer, dourar e desprender das bordas.
Este bolo de pão de queijo é das melhores coisas do mundo e é tão simples de fazer quanto isto. Neste caso, utilizei queijo parmesão mas poderia ser outro (gosto muito dos nossos queijos das ilhas para este efeito).
É tão básico que é o lanche perfeito para quando aparecem visitas inesperadas em casa. É só lembrarem-se de ter um pacote de polvilho guardado na despensa para ocasiões destas.