Como o prometido é de vidro, perdão, devido, siga um complemento à questão da prevenção do edema dos membros inferiores.
Tinha-vos falado da utilização de meias compressivas enquanto medida muito eficaz, na minha opinião, e está na hora de falar melhor da minha experiência.
Deixem-me que vos diga que, durante muito tempo, não tratei as minhas pernas como deve ser.
Quem tem profissões ou realiza estágios em que se passa muito tempo de pé, sabe bem como estão as pernas no final do dia.
Pesadas, inchadas, por vezes dolorosas e, em casos mais extremos (acontecia-me muito após turnos de noite!) até é difícil voltar a caber nas calças.
Negligenciei o problema, fiquei com alguns pequenos derrames e ignorei a existência das meias de compressão.
Porquê? Porque eram feias e desconfortáveis. Apertavam de mais, pareciam redes de pesca microscópicas, provocavam calor e passado dois ou três dias seguidos a usá-las começava a ficar com algumas irritações cutâneas.
Creio que me foi aconselhado um produto desadequado para o que pretendia, e o facto é que acabei por nem sequer lhe dar o uso devido.
Mais recentemente, comecei a ouvir falar da Segreta, uma marca italiana de meias e collants compressivos.
Falaram-me de como as meias deles não tinham nada a ver com a típica meia de compressão que associamos ao pós-operatório ou doenças venosas.
Disseram-me que tinham um aspecto de collants normais, havendo modelos e cores (com grande incidência nos tons neutros e creio que nesta matéria quase dava para viver só de meias pretas e transparentes) para todos os gostos e exigências no que toca à prevenção do edema dos membros inferiores.
Até meias para homem a Segreta disponibiliza!
Quando comecei a sentir as pernas mais inchadas durante a gravidez, soube que estava na hora de descobrir se era verdade o que se apregoava sobre as meias Segreta, tratei de me informar e muni-me de alguns modelos para experimentar.
É possível consultar o catálogo online. Algumas das minhas escolhas servirão para mais tarde (já que se tornam desconfortáveis na barriga), mas as linhas Maman e Stay Up (estas últimas são como as meias ligas normais, até ao meio da coxa) têm sido as minhas melhores amigas.
Eis o que tenho a dizer sobre elas:
- Sim, é um bocadinho chato vesti-las logo pela manhã porque exigem um pouco mais de tempo e esforço que vestir meias normais. Só assim é que é possível deixar tudo esticadinho, direitinho e no sítio.
- São muito, mas mesmo muito mais resistente que collants normais, embora tenham um aspecto muito semelhante quando vestidos. Esqueçam as malhas puxadas, que com estas meias não acontecem.
- Não provocam calor nas pernas, pelo que até podem vesti-las por baixo de calças sem quaisquer problemas.
- O conforto que proporcionam é impagável! Já não sabia o que era chegar ao fim do dia com as pernas impecáveis, sem parecerem autênticos salpicões, há algum tempo. Da mesma forma, sinto que também tolero melhor os longos períodos de pé, quando acontecem.
- Dilemas entre modelos: por um lado, adoro o resguardo que as Maman dão à barriga. Fica tudo aninhadinho, sem pressão, e eu gosto. Ainda assim, se passar muito tempo sentada, começo a sentir a pressão da malha contra a pele nas nádegas e eu gosto de me esquecer que estou a usar collants. Então, também sou uma grande fã das Stay Up.
Dentro das diversas linhas disponíveis, existem várias classes de compressão:
- A 70 (11/14mmHg)
- A 140 (18/22mmHg)
- E 280 (23/27mmHg – para quem já tem um problema mais exacerbado instalado).
À excepção de um modelito de outra linha que não as mencionadas acima, as minhas escolhas recaem sempre em modelos de compressão 140. Escolher os tamanhos é fácil a partir do catálogo, já que vem tudo explicadinho.
A lavagem é do mais simples que há, sendo que o mais adequado é lavar à mão.
É preciso ter atenção na hora de vestir: convém que seja logo ao acordar, ou após um bom período com os membros inferiores elevados, para prevenir a retenção de líquidos.
Caso contrário, se já temos as pernas edemaciadas, vestir meias compressivas não só não ajuda como pode agravar o problema.
Por fim, onde é que se pode encontrar Segreta à venda? Em farmácias e estabelecimentos semelhantes, embora também já tenha visto em lojas online.
Se eu tivesse a oportunidade de vos oferecer alguns pares, gostavam?
Ola! Muito interessantes suas dicas sobre os edemas na gravidez! Apenas ouso discordar da sua opiniao sobre os collants mamans da Segreta, eu as comprei na farmacia Wells, por mais de 30€, a cor nude na pele parece sim meia pos operatoria, mas isso nao me faria problema caso fosse mesmo resistente e confortavel, o que infelizmente nao se verificou para mim. Apos 3 dias de uso euma lavada à mao ela ja desfiaram, uma fez mesmo um buraco na coxa, e a outra rasgou o fundo, justamantebporque estava mal costurada, sem margem de costura, o que so verifiquei depois. Este é apenas meu feedback…
Fico triste por saber 🙁 Por aqui, continuo a usar (agora outros modelos diferentes) sem razão de queixa! Beijinhos
Oláaaa Guida, boa noite, espero que esteja tudo a correr pelo melhor com a Teresinha. Em relação a este post na zona de Lisboa sabes algum local onde se possa comprar?! Beijinhos e boa semana.
Eu uso meias elásticas todos os dias e acabei por me habituar. Aliás, quando não as uso sinto falta delas! Com as meias chego ao fim do dia impecável, com as pernas “normais” e não com a sensação de peso e inchaço! Não conheço essa marca mas têm um ar optimo, vou ver o site já de seguida! Obrigada por partilhar!
Tal e qual! O hábito faz com que seja estranho (e desconfortável) quando não as usamos. Espero que tenha sido uma sugestão útil. Que outras marcas usa? Beijinhos
Obrigada! Valeu, sim?
lia soares
Ainda bem que gostou e que o post foi útil 🙂 Beijinhos e muito obrigada pelo comentário!