Se no Verão não dispensamos um protector solar e óleo after sun para o cabelo, porque não fazer o mesmo no Inverno? Por exemplo: no Inverno, quando fazemos coloração de cabelo, é importante ter em atenção a quantidade de compostos químicos na loção colorante, uma vez que no Inverno o couro cabeludo pode demorar mais tempo a regenerar. Quando optamos por fazer um alisamento de cabelo, devemos lembrar-nos que os fios de cabelo ficarão mais sensíveis devido à diferença de temperaturas. O aspecto físico de uma pessoa pode ser extremamente beneficiado — ou prejudicado — consoante a forma como trata o seu cabelo. O Inverno ainda não acabou, pelo que ficam alguns erros e dicas de como cuidar do cabelo e não fazer má figura durante o resto da estação.
Erro 1
Alimentação pouco cuidada
No Inverno, necessitamos ingerir mais vitaminas C e D, zinco e ferro. Para ter um cabelo mais forte, devemos ingerir alimentos ricos nesta dupla de super heróis minerais, ou aumenta a possibilidade de queda de cabelo. Leite integral, feijão, caju, amendoim, camarão, sementes de linhaça e chocolate amargo são alguns dos alimentos onde podemos encontrar estes minerais essenciais para a saúde do corpo e cabelo.
Recomendados: para o caso de queda de cabelo, dá para recorrer ao tratamento anti-queda da L’Oréal Professionnel Serie Expert Aminexil Advanced.
Erro 2
Cuidado com o uso de químicos
O uso frequente de químicos no cabelo para alisamento ou coloração provoca danos no couro cabeludo e fragilidade nos fios de cabelo. Especialmente no Inverno, não é necessário fazê-lo tão frequentemente, especialmente porque não necessitamos de lavar o cabelo de forma tão frequente como no Verão (de dois em dois dias é suficiente). São preferíveis os produtos mais suaves, sem amoníacos, em conjunto com um creme que ajude a regenerar o cabelo e a prolongar a coloração. Assim, necessitamos de pintar o cabelo menos vezes no Inverno.
Recomendados: Olaplex é a marca perfeita para ajudar cabelos pintados, oferecendo uma vasta gama de produtos que ajudam a prolongar a cor e a regenerar o cabelo pintado.
Erro 3
Temperatura da água do banho
No Inverno, temos tendência a tomar banho com água demasiado quente, que seca quer a pele e o couro cabeludo. A água demasiado quente destrói a oleosidade natural do couro cabeludo, deixando-o com mais propensão para quebrar.
Recomendados: para que o cabelo se mantenha hidratado e não sofra com a água quente dos banhos, recomendamos o champô hidratante e fortificante Kérastase Densifique Bain Densité.
Erro 4
Pouca hidratação
Com as diferenças de temperatura, o cabelo necessita de uma boa máscara de hidratação para sobreviver ao Inverno. Podemos optar por utilizar óleos, contudo, no tempo frio podem provocar um aumento na oleosidade ou tornar o cabelo mais pesado.
Recomendados: a máscara de hidratação de cabelo Alfaparf Milano Lisse Design Keratin Therapy indicada para todos os tipos de cabelo.
Erro 5
Temperatura do secador
No Inverno, devemos evitar o uso do secador de cabelo com uma temperatura muito alta, para evitar danificar os fios do cabelo e secar o couro cabeludo em demasia. Especialmente no caso de se ponderar alisar o cabelo, não se esqueçam de usar um produto que o proteja das temperaturas elevadas do secador.
Recomendados: evite alisar o cabelo, mas se o vai fazer use o spray de protecção e regeneração de cabelo Collistar Special Perfect Hair.