Qual a melhor flor para oferecer no Dia das Mães?
Para quem é indeciso na hora de escolher um presente para oferecer no Dia da Mãe, uma flor é sempre uma ideia de presente intemporal e que não falha! Além de bonitas e variadas, as flores têm ainda outra vantagem. Sabiam que cada flor tem uma simbologia própria e que até a sua cor pode influenciar?
Bem sei que falta quase um mês para a data, mas antecipar os planos ajuda a evitar tragédias de última hora. Vai daí, hoje trago-vos algumas ideias e o significado de algumas flores e das suas cores, de modo a que possam fazer uma boa escolha para o Dia das Mãe.
Lírios
O lírio é uma flor cheia de simbolismo, estando associado à protecção. Assim sendo, é óptima ideia oferecer um ramo de lírios a alguém que nos quer tão bem e tanto cuida e protege. Além disso, os lírios estão também associados à inteligência e ao respeito.
São flores que se dão bem no interior de casa, se quiserem optar pela planta em vaso, e são também muito perfumadas. Outra vantagem desta flor é que existe em várias cores. A título de curiosidade, ainda no que diz respeito ao significado das flores, eis o que se associa aos lírios consoante a cor:
- Os cor-de-laranja representam admiração;
- Os brancos, pureza;
- Os amarelos, alegria e amizade;
- Os cor de rosa, carinho, mas também gratidão;
- Os vermelhos, tal como as rosas, expressam paixão;
Cravos
É certo que oferecer cravos em Portugal ficou muito associado à Revolução do 25 de Abril, especialmente os cravos vermelhos. Contudo, os cravos (ou cravinas) podem significar muito mais. São a flor da boa sorte, mas também do amor puro.
A seu favor, têm a grande variedade de cores, o facto de serem duradouros (mesmo em jarra podem crescer muito) e de terem um aroma suave e muito agradável. Sabiam que a fragrância dos cravos é usada na criação de muitos perfumes?
Quanto ao simbolismo dos cravos e das cores, a saber:
- Cravos brancos são sinal de boa sorte;
- Os cor de rosa estão associados à felicidade. São, também, uma forma de dizer que pensamos muito na pessoa a quem os oferecemos;
- Cravos amarelos são sinal de alegria;
- Vermelhos são globalmente sinónimo de amor, mas é um facto que no nosso país esta flor ficou sempre associada à Revolução dos Cravos. No entanto, podem sempre ser combinados com outras cores e outras flores e ainda assim serem uma boa escolha para o Dia da Mãe.
Rosas
Para terminar, sugiro as rosas. São uma das escolhas mais populares e comuns, mas por um bom motivo: são das que mais agradam a todas as mulheres e, consequentemente, às mães. São flores inegavelmente belas, delicadas e bem cheirosas. Em termos de simbolismo, as rosas são muito associadas ao romantismo e à feminilidade.
Se forem estas as favoritas das vossas mães, eis o que precisam de saber sobre o significado das cores das rosas:
- Rosas vermelhas são paixão;
- Brancas, pureza. Por esta razão, surgem muitas vezes em igrejas e templos, associadas à espiritualidade e à religião;
- Rosa, ternura;
- Amarelas, riqueza;
- Champanhe ou Rosa Chá, respeito.
Como pode ver, são muitas as opções de flores para oferecer no Dia da Mãe e, através da escolha da flor e da sua cor, poderão passar uma bonita mensagem à melhor mãe do mundo. Oferecer flores é sempre uma garantia de um bom presente.