Design Web - Simplicidade é Chave - OMG - OH MY GUIDA

Design Web – Simplicidade é Chave

A simplicidade está bastante presente na web. Embora a qualidade das informações inseridas em artigos e posts seja importante, os websites e blogs também devem pensar na componente visual das plataformas. É evidente: há uma constante busca e competição pelo design mais apelativo aos visitantes. É preciso encontrar um modelo que:

  • Não comprometa as funcionalidades disponíveis nos sites;
  • Que tenha um layout fluido, de fácil navegação;
  • Que seja responsivo e carregue rapidamente em qualquer browser.
Fonte: Pixabay

Quando dei a volta ao blog e passei a “ser” Oh My Guida, mantive o tema que já estava escolhido no ano passado porque acredito que me serve bem enquanto blogger e, acima de tudo, passa o que quero comunicar aos visitantes de uma maneira simples, directa e eficaz. Com a minha aprendizagem de longa data no mundo digital e a experiência vivenciada no blog como era antes (A Guida É Que Sabe), tentei juntar o útil ao agradável. Limpei o que estava a mais, mantive o design leve e actual – pelo menos, assim me parece.

Navegar na Internet é fascinante.

Embora existam tendências e movimentos em massa, a criatividade não tem limites e somos surpreendidos a cada segundo por ideias novas e inspiradoras. Para mim, a web é um poço de estímulos à criatividade, já que é possível aprender muito ao entrar em contacto com as diferentes ideias que encontramos. Para além disso, também nos ajuda a ter uma percepção do que está a acontecer à nossa volta e, assim, é mais fácil posicionarmo-nos e encontrar o nosso lugar online.

Não há melhor que pegar em grandes exemplos para explicar onde quero chegar. No que toca à criatividade e interface, podemos pensar nos sites e apps bancários em Portugal: embora precisem de manter-se actuais e renovarem a sua imagem, há o desafio de manter a confiança dos clientes enquanto se inova – tanto pela imagem de credibilidade, como pela robustez.

Além de ter um site bonito e apelativo, um banco também deve investir muito em segurança. Por exemplo, o MB Way, criado e desenvolvido em Portugal, é um sucesso e evidência de como a ideia de pagamentos rápidos, acessíveis e seguros para todos é possível utilizando um smartphone. Graças à tecnologia que facilita a nossa vida, o MB Way já conta com 1,8 milhões de utilizadores e considera agora um futuro para o investimento em mercados europeus.

Fonte: Pixabay

Ainda na onda dos investimentos de sucesso, a confiança e adesão dos portugueses  às compras online tem sido crescente. Tanto nos supermercados, como nas lojas de roupa e acessórios, as marcas têm apostado em layouts que sejam práticos e simples para que os clientes tenham uma boa experiência de compras. Neste sentido, é possível observar também a variedade de lojas físicas que têm investido no mercado online. Algumas permitem ver o stock em loja, levantar os produtos na loja ou recebê-los em casa.

Outra vertente em que a experiência de utilizador é bastante importante é a do entretenimento. O ramo de jogos online coloca um grande foco na performance, de forma a que o design não afecte o tempo de resposta da página. A optimização de recursos web é de extrema importância para o bom desempenho da página. Os serviços de jogos online e o live streaming requerem essa gestão de recursos para proporcionar uma experiência fluida, por isso algumas plataformas de apostas que oferecem live streaming de jogos ou eventos investem fortemente na facilidade de apostar online, de forma a garantir que o utilizador usufrua de todas as vantagens dos seus serviços em tempo real. Esta facilidade de utilizar um produto torna a nossa experiência positiva e deixa-nos receptivos a explorar outras opções e serviços.

Grandes nomes do streaming, como o Spotify e a Netflix, mantêm sempre o mesmo esquema de cores e elementos pelos quais são conhecidos. Para além da inteligência e da qualidade de conteúdo oferecidas por ambas as ideias, as aplicações, quer em mobile ou na web, apostam numa experiência de utilizador simples e eficaz que mantém os seus subscritores activos e satisfeitos.

A satisfação dos utilizadores e clientes em relação ao serviço oferecido é um ponto importante na estratégia comercial das empresas, pois quando existe um alto nível de satisfação é praticamente garantido que o internauta continue a utilizar o mesmo serviço. Tornar a experiência de utilizador agradável é uma regra de ouro para qualquer negócio ou projecto. Simplicidade é chave!


Related Posts

Publipt

Atenção: este post foi publicado originalmente em Junho de 2010. Sei que actualmente têm ocorrido algumas situações duvidosas, falta de pagamentos e conduta pouco correcta com alguns utilizadores. Neste momento, não consigo aconselhar a utilização da plataforma – eu mesma já cancelei a minha conta. […]

Blogs Portugueses – é de deixar a vista turva

Agora apeteceu-me cortar na casaca de alguém. Sou mesmo ruim, eu. Como não tenho mais nada que fazer, cá vou eu de ser ‘vejosa (ah, não, queriam!), que já sei o que a casa gasta e que vai aparecer alguém com os cotovelos a jeito. […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *