Cabelos – Os Meus Cuidados Actuais

cronograma capilar loiras elásticos alexandra cabeleireiros ocean hair mandioca desmaia cabelos

O cabelo é uma parte muito importante da nossa imagem. Numa primeira impressão, dita muito sobre o nosso comportamento perante os restantes aspectos da vida. Cabelos que não aparentam estar limpos, cuidados e saudáveis transmitem desmazelo.

O que poderá surgir de bom a partir daí? Sou da opinião que não devemos julgar um livro pela sua capa. Porém, aprecio o brio pessoal e creio que os rituais de higiene e beleza têm parte activa nesta matéria.

Embora haja quem não se preocupe, os cuidados capilares, para mim, são fundamentais para que os fios se mantenham saudáveis e apresentáveis. As opiniões sobre o que é considerado um cabelo bonito irão variar consoante os gostos, preferências e mesmo tipos de cabelo.

Uma coisa é certa: quando sujeitamos a nossa cabeleira a um procedimento químico, temos de adoptar cuidados especiais se não queremos que o efeito seja o oposto do pretendido – ser algo bonito e do nosso agrado.

Quais os cuidados a ter com cabelos descolorados?

Quando iniciei a minha mudança drástica de cor, tive de reaprender a cuidar do meu cabelo. Tudo o que tenho feito tem sido acompanhado e indicado pela minha cabeleireira, a Alexandra, e tem corrido bem. Por este motivo, quero partilhar a minha rotina.

Não se esqueçam: isto é o que funciona comigo e foi indicado pela minha cabeleireira. Pode não ser o mais indicado para vós, mesmo que aparentem estar nas mesmas condições que eu. Falem sempre com a pessoa profissional que cuida dos vossos cabelos. Se não tiverem uma, aconselho o salão onde vou – Alexandra Cabeleireiros.

O salão Alexandra Cabeleireiros situa-se na Rua Luciano Cordeiro 58D 1150-216 Lisboa. Podem entrar em contacto através do número 21 809 9653, via Facebook ou Instagram.

Se disserem que vão da minha parte, têm direito a 5% de desconto ☺

Comecemos pelo imprescindível:

  • Não se ponham em aventuras em casa. Been there, done that, não correu bem.
  • Grandes mudanças exigem manutenção. Não dá para fugir! Isto traduz-se em idas ao cabeleireiro e investimento em produtos adequados.
  • Procurem profissionais competentes. Procurem opiniões, trabalhos feitos. Não ajam por impulso.
  • O vosso cabelo pode não aguentar alguns procedimentos e, nesse caso, agradecerão à cabeleireira que vos disser que não vai dar.
  • Cortar, cortar, cortar. Por vezes, é necessário. Já se sabe: mais vale cabelo curto que cabelo estragado. 

Mentalizem-se que grandes resultados não se fazem com produtos de supermercado nem, muitas vezes, com produtos de uso doméstico, nem com opiniões do senso comum. Há coisas que é preciso estudar. Aprendi imenso quando descobri o conceito de cronograma capilar – mesmo que não o pratiquem, vale a pena ler e aprender um bocadinho sobre a estrutura dos cabelos e o que lhes andamos a fazer.

Não protelem nem suprimam os cuidados que têm de ser feitos no salão. Também é essencial! Posto isto, entre tratamentos, colorações, descolorações e aspectos técnicos dos quais não sou a pessoa mais indicada para falar, mas que a Alexandra sabe explicar, resta-me a parte dos cuidados em casa, que também são muito importantes.

  • Não exagero nas lavagens. Sinto que tenho necessidade de lavar o cabelo 1x por semana e chega. Raramente o faço com mais frequência!
  • Antes de dormir, aplico um óleo/sérum nas pontas. Na véspera de lavar, durmo com o cabelo bem enluvado em óleo de argão.
  • Por recomendação da Ale, estou a tratar do cabelo com a linha Mandioca da Ocean Hair, existente no salão. Procurei manter o cronograma, que já fazia.
    • O champô é eficaz mas delicado, limpando os cabelos sem os deixar ásperos ou ressequidos;
    • A máscara reconstrutora é fantástica, rica em ingredientes de nutrição e deixa o meu cabelo sedoso e sem frizz;
    • Termino sempre a lavagem com condicionador.
  • Quase suprimi as máscaras de hidratação (espreitem o cc para cabelos elásticos), que não se adequavam neste momento. Alterno a mandioca como nutrição e faço reconstrução no salão.
  • Para completar, uso um protector de calor e seco cuidadosamente com o secador. No fim, utilizo a prancha na temperatura mínima.

De forma resumida é isto, mas se houver algo que queiram saber e não esteja no post – ou experimentar os produtos da Ocean Hair e não souberem como, digam-me que eu ajudo (e ainda vos dou um bom desconto)!


Related Posts

Os 10 do momento

Os 10 do momento

Algumas de vós têm-me perguntado por que é que nunca mais falei dos dez produtos preferidos de cada mês. Ainda por cima, têm-me passado alguns selos (agradeço do fundo do coração por se lembrarem de mim!) e eu ando aqui a engonhar, engonhar, e nunca […]

In Beauty 2015 – O Rescaldo

In Beauty 2015 – O Rescaldo

Chegou ao fim mais uma edição da In Beauty, uma das feiras de beleza de grande relevo que temos no nosso país. Foram 3 dias (3 a 5 de Outubro) em que, na Meo Arena, houve muitas promoções e demonstrações de novidades no campo da estética […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.